Gostaria de repetir o conselho que te dei antes, que devias mudar radicalmente o teu estilo de vida e começar a ter coragem para fazer coisas que nunca antes tenhas pensado em fazer ou que tenhas receado tentar. Há tantas pessoas que vivem infelizes e que no entanto não tomam a iniciativa de alterar a sua situação porque ficam condicionadas a uma vida de segurança, conformismo e conservadorismo. Tudo isto pode parecer conferir-lhes paz de espírito. No entanto, na realidade, nada é mais prejudicial para um espírito aventureiro no interior de um homem do que a sua paixão pela aventura. A alegria de viver provém dos nossos encontros com novas experiências, e por isso não existe maior prazer do que ter um horizonte em eterna mudança, para cada dia ter um sol novo e diferente. Se desejas tirar mais partido da vida, Ron, deves perder a tendência para a monótona segurança e adoptar um estilo de vida agitado que, à primeira vista, te poderá parecer extravagante. Mas quando te habituares a esse estilo de vida, compreenderás todo o seu significado e incrível beleza. E por isso, Ron, resumindo, sai de Salton City e faz-te à estrada. Garanto-te que ficarás muito contente por o teres feito. Contudo, temo que ignores o meu conselho. (...) Temo que, no futuro, sigas esta mesma inclinação e assim percas a ocasião de descobrir todas as coisas maravilhosas que Deus colocou à nossa volta para descobrirmos. Não te instales sentado num lugar só. Mexe-te, sê nómada, faz de cada dia um novo horizonte. Ainda vias viver durante muito tempo, Ron, e seria uma pena se não aproveitares a oportunidade para revolucionares a tua vida e partir para um novo reino de experiências.
Se pensas que a Alegria emana, apenas ou principalmente, das relações humanas, estás errado. Deus colocou tudo à nossa volta. Está presente no tudo e no nada que possamos experimentar. Apenas temos de ter coragem para renegar o nosso estilo de vida habitual e empreender uma vida fora do convencional.
O que quero dizer é que não precisas de mim ou de outra pessoa perto de ti para trazeres este novo tipo de luz para a tua vida. Simplesmente está à tua espera lá fora para descobrires, e tudo o que tens de fazer é alcançá-la. A única pessoa com quem estás a lutar é contigo próprio e com a tua renitência em te abalançares a novas experiências. (...)
Verás coisas e conhecerás pessoas e há muito a aprender com eles. E deves fazê-lo com economia: nada de motéis, cozinha a tua própria comida, regra geral gasta o menos possível e apreciarás tudo com muito mais intensidade. (...)
Limita-te a sair e a fazê-lo. Limita-te a sair e a fazê-lo. Sentir-te-ás muito, muito feliz por o ter feito.


Christopher J. McCandless

Sem comentários:

Enviar um comentário